Primeiros Passos no Python: Introdução aos fundamentos

Se você é um iniciante no vasto mundo da programação, começar com Python é uma escolha excelente. Neste guia abrangente, vamos explorar passo a passo os fundamentos do Python, fornecendo um alicerce sólido para os seus primeiros passos na programação. Será abordado conceitos básicos como variáveis, tipos de dados, estruturas de controle de fluxo e funções em Python.

computador com códigos de programação na tela com um caderno aberto na mesa
Foto de Kevin Canlas na Unsplash

1. O Que é Python?

Python é uma linguagem de programação poderosa e versátil, conhecida por sua sintaxe clara e concisa. Sua facilidade de aprendizado a torna ideal para iniciantes, enquanto suas capacidades avançadas a tornam uma escolha popular em diversas áreas, desde desenvolvimento web até inteligência artificial.

2. Configurando o Ambiente de Desenvolvimento:

Antes de começarmos, é crucial configurar o ambiente de desenvolvimento. Neste guia, utilizaremos a versão mais recente do Python. Você pode seguir as instruções de configuração de ambiente neste post.

3. Variáveis e Tipos de Dados:

No Python, as variáveis são contêineres para armazenar dados. Aprenderemos a declarar variáveis e explorar os diferentes tipos de dados, como inteiros, floats e strings. Para isso, definimos o nome que vamos dar a variável. Então atribuímos o dado que desejamos a variável, como vemos no exemplo a seguir:

# Exemplo de declaração de variáveis
idade = 25
altura = 1.75
nome = 'João'

Percebemos que no exemplo criamos a variável idade e atribuímos o valor com o operador = (igual) e finalizamos com o dado a ser armazenado que no caso foi o 25. Agora podemos usar esse dado em vários lugares do código e será retornado o valor 25.

Como pode ser visto, no Python não é preciso especificar o tipo da variável como em outras linguagens, isso é chamado de tipagem dinâmica, ou seja, tipo de uma variável é determinado em tempo de execução, e não em tempo de compilação. Na prática significa que quando queremos que uma variável armazene um número ou texto, apenas atribuímos o valor a ela de acordo com a necessidade enquanto o código está executando. Uma variável pode mudar o tipo de variável que está armazenando, mas isso não é uma boa prática.

4. Estruturas de Controle de Fluxo:

As estruturas de controle de fluxo permitem que você tome decisões no seu código. Discutiremos os condicionais (if, else) e loops (for, while) para controlar o fluxo de execução do programa.

If (Se)

O if é usado para controlar o fluxo permitindo que um bloco de código seja executado de acordo com uma determinada condição. Caso a condição seja verdadeira então o código é executado. No exemplo vemos que a sintaxe usada é usar a palavra if seguido da condição. No exemplo temos que se a idade for maior ou igual a 18 então o programa exibe a mensagem “Você é maior de idade.” . Caso seja necessário que execute um código diferente quando a condicional for falsa então usamos a palavra else, ou seja, toda vez que uma pessoa tiver menos de 18 anos vai mostrar a mensagem “Você é menor de idade.”.

# Exemplo de estrutura condicional
if idade >= 18:
    print("Você é maior de idade.")
else:
    print("Você é menor de idade.")

Caso exista mais de uma condicional, é possível usar a palavra elif. Em vez de usar vários ifs separados, é possível colocar tudo em uma única condicional.

 
# Exemplo usando elif
if media >= 7: 
    print("Aprovado!") 
elif media >= 5:
    print("Em repuperação!")
else:
    print("Reprovado!")

For (Para)

O for é uma estrutura usada no controle de fluxo que permite percorrer elementos em um sequência. Geralmente usado para percorrer listas mas não somente, varia muito de caso para caso. Sua sintaxe é:


for elemento in sequencia:

    # código a ser executado

Onde elemento é uma das unidades que formam a sequência. Após os dois pontos é necessário identar para que o Python reconheça que o bloco de código é referente ao for.

Vamos considerar um exemplo em que queremos imprimir cada elemento de uma lista:


frutas = ["maçã", "banana", "laranja"]

for fruta in frutas:
print(fruta)

Neste exemplo, o bloco de código dentro do for será executado três vezes, uma vez para cada elemento na lista frutas. Cada fruta será impressa no console.

While (Enquanto)

O while é um controle de fluxo parecido com o for, a diferença é que não tem uma quantidade fixa de vezes que será executado. Enquanto uma condição for verdadeira, o bloco de código continuará executando.

A sua sintaxe é:


while condição:

#código a ser executado

Dentro do bloco de código que será executado dentro do while é necessário que a variável de controle da condição do while seja alterado, caso contrário o while pode ser executado infinitamente.

No exemplo de uso do while podemos ver como fazemos isso:


contador = 1

while contador >= 5:
    print(contador)
    contador += 1

Como visto no exemplo acima, a variável contador foi criado para que  while seja executado somente enquanto for menor igual a 5. E dentro do bloco de execução do while o contador está sendo incrementado, ou seja, adicionado o valor +1 a cada iteração. Com isso, o while será executado 4 vezes, ao chegar no 5 finalizará a execução.

5. Funções em Python:

As funções são blocos de código reutilizáveis. Vamos explorar como criar e chamar funções em Python para tornar o código mais modular e fácil de entender.

A estrutura básica de uma função é começar com def, depois será o nome da função, após o nome entre parênteses teremos os parâmetros e por fim um retorno com a palavra return.

# Exemplo de função
def saudacao(nome):
    return f"Olá, {nome}!"

No exemplo apresentado, o nome da função é saudacao, vai receber como parâmetro de entrada uma string com um nome. Por fim, como retorno será outra string formatada com o nome e uma saudação. As função não precisam necessariamente ter um retorno, por exemplo, caso seja uma função apenas para apresentar um valor omite-se o return.

 

6. Recursos Adicionais:

Com este guia, você deu seus primeiros passos no Python. Continue praticando, explorando e aplicando esses conceitos em seus próprios projetos. Lembre-se, a jornada na programação é uma constante aprendizagem. Boa codificação!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top